O argumento  da ignorância

09/09/2019

Esse pode parecer um conceito novo, mas já é muito antigo e utilizado nos dias de hoje, é conveniente afirmar que depois que entenderem esse conceito, será algo útil para vocês, ao menos na maneira de enxergar como a mente humana funciona, enfim, espero que gostem, e que esse texto consiga agregar um pouco de conhecimento.

    O que é o "Argumento da Ignorância"? Argumento da ignorância ou apelo à ignorância é uma expressão que vem do latim, e ela busca provar que algo ou alguma coisa é verdadeira ou não, a partir de, justamente, a ignorância sobre o assunto da falta de informações sobre ele. Parece complicado na teoria, mas na prática é bem simples de entender, observem só.

    Como primeiro exemplo, vamos usar Deus. Reparem como essa mesma técnica (se é que podemos chamar assim) ou ignorância, pode ser usada para explicar qualquer ponto de vista.

Exemplo A1: DEUS

Você não pode provar que Deus existe. Logo, ele não existe.

Exemplo A2 : DEUS

Você não pode provar que Deus não existe. Então ele existe.

E como um segundo exemplo vamos usar vida fora da terra.

Exemplo B1:

Os cientistas nunca encontraram vida fora da Terra, então não existe vida fora da Terra.

Agora vamos ver o outro lado.

Exemplo B2:

Num universo desse tamanho é impossível que estejamos sozinhos. Existe vida fora da terra.

    Creio que com esses dois exemplos, o argumento da ignorância, na verdade é uma falta de argumento, uma falta de informações. Ou pior que isso, é tentar se aproveitar da brecha, da falta de resposta de algo pra tentar validar algo em que se acredita.

    Mas calma lá, que ainda dá pra ficar pior, sabem o que é ainda pior? Muitas pessoas fazem isso sem nem perceber.

    Durante a formação das culturas e das religiões, sem exceções, todas, desde os egípcios até às pequenas tribos indígenas aqui do Brasil, todas essas civilizações criaram religiões, e essas religiões tinham deuses ou entidades. Pra explicar o porquê anoitecia e amanhecia, ou porquê chovia, essas religiões tentavam dar respostas para as coisas. E esse detalhe de que todas as civilizações do mundo, sem exceções, criaram religiões, deuses, crenças e explicações para as coisas é muito importante, porque esse detalhe nos mostra que o ser humano não consegue admitir que é ignorante, é muito difícil dizer "EU NÃO SEI." Até parece apavorante de certa forma, viver num mundo sem o controle de nada, sem entender como as coisas funcionam.

   Hoje em dia, nós temos a ciência, nossos satélites, torres e computadores, pra nos dar respostas. Mas no mundo antigo, a única opção que as pessoas tinham, era, de fato, tirar conclusões a partir do nada. O vácuo de informações incomoda o ser humano, é por isso que quando as pessoas viam o sol nascer de um lado do céu e se por do outro, diziam que era alguma criatura mística puxando ele, é por isso que quando alguém passava mal, diziam que aquilo era alguma entidade maligna por perto ou alguma provação divina.

    Bom, o tempo passou, a ciência que já nos dá muitas respostas, sabemos que anoitece e amanhece por causa dos movimentos de rotação da terra em torno do sol, sabemos que passamos mal por causa de vírus, bactérias ou por conta de coisas estragadas que comemos, por exemplo, a ciência já transformou muitas dessas religiões em mitologias.

    Mas o argumento da ignorância ainda é muito presente nos dias de hoje, estamos passando por um momento conturbado na nossa política, e já devem ter ouvido a frase "Ele rouba, mas faz.", isso é um grande argumento da ignorância, na falta de argumentos, de informações positivas para se defender, a pessoa acaba apelando a esse tipo de ignorância mesmo. Isso acontece também, por exemplo, com as pirâmides, todo mundo está careca de saber que aquelas são as construções mais magníficas já feitas na história da humanidade, não temos explicações para como aquele povo, há milhares de anos, conseguiu construir algo tão simétrico, tão pesado, tão grande, tão calculado, tão alinhado e tão perfeito, mesmo com toda a tecnologia, matemática e a ciência de hoje em dia, seria impossível replicar as pirâmides, nós não sabemos como elas foram feitas, e só por isso, muitas pessoas lunáticas simplesmente dizem que elas foram feitas por alienígenas.

    Prestaram atenção no que acontece? A pessoa parte da ignorância, da falta de informação sobre algo, do não saber, para uma certeza. Infelizmente isso não é nenhum defeito pessoal, fazer isso não é a mesma coisa que sentir preguiça, ser invejoso ou sentir ódio de outra pessoa por pouca coisa, isso é um bug do nosso cérebro mesmo, o ser humano é assim, o nosso cérebro, a nossa mente quer respostas, mas a partir do momento que você sabe disso, você pode se policiar e buscar por essas respostas da forma correta. Assim como nossa mente gosta de respostas, ela também gosta de misticismo, de curiosidades, de mistério. Nós adoramos mistérios, e eles são ótimos, tanto para a ciência continuar buscando respostas, quanto para nos entreter. Algumas pessoas vão tentar dar explicações preguiçosas e fáceis para nossas dúvidas, outras vão tentar descobrir realmente o porquê, o como e o quando, e não importa se isso dê muito trabalho e exija muito tempo, a verdade está lá fora.

https://ad.zanox.com/ppc/?45724251C58003696T
© 2019 Frutificando. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora