ARTE É SAÚDE (e o contato é o caminho).

12/08/2019

A primeira vez que eu me dei conta que a Arte era contato, eu estava me olhando através do espelho no meu quarto. Sentia os movimentos que o meu corpo fazia ao som da música e percebia (sutilmente) a variação das possibilidades de ser eu mesma naquele espaço chamado Arte.

    Eram tantas versões de mim que já na próxima batida, no próximo verso, no próximo segundo, eu, (leve)mente permitia que uma nova versão de mim assumisse o comando. E (livre)mente a anterior já logo se despedia da antiga função.

    A música e as outras formas de estar em contato com a Arte, me induziam a me apegar à versões mais inteligentes de mim. Fisicamente e emocionalmente. Corpo e coração.

    Ciclos depois, já psicóloga e amante da saúde da mente. Aprendi em uma das lentes de contato dessa Ciência, uma até então pouco aparecida, a Psicologia Transpessoal. Identifiquei que o que eu expressava em movimentos, os teóricos expressavam em conceitos. Grof, Maslow, Ring, Assagioli e até o conhecido Freud, falavam sobre os curiosos níveis de consciência e suas cartografias.

   Aprendi que além dos níveis ditos "inferiores", os humanos também eram completamente capazes de acessar (sem a necessidade das substâncias) níveis de consciência entendidos como "superiores", os quais, oferecem para a vida humana significado, dignidade e pertencimento.

    E lá estava eu, em clínica. Conectando-me profundamente com cada amplitude de vida que chegava em busca de acolhimento. E vi entre nós algo que já estava posto e claro, novamente a Arte (as Artes).

    Foi então que percebi que a Arte, além de me direcionar para o meu pertencimento, agora também me oportunizava a visitar o lugar de pertencimento do outro. E por este espaço eu me apaixonei! Acolhimento, vácuo e arte. Quantas possibilidades de saúde. Ali, achei o meu lugar profissional (embora ainda não me permitisse "gritar para o mundo").

    A arte permitia a entrada no vácuo. O vácuo permitia a saúde. E a saúde permitia o contato com o pertencimento de vida no mundo. Tanto no mundo de dentro, quanto no mundo de fora, (in)contato.

    Agora, cá estou eu. Presenteada com a ocupação desse espaço que frutifica, para gritar pra vocês que: "Arte é saúde! E o contato é caminho para a saúde".

    Seja muito bem-vindo, seja muito bem-vinda a este espaço. E agora que eu já te emprestei minhas lentes de contato pra você sentir um pouquinho do meu mundo, fico curiosa pra saber como é o seu. Quem sabe você não se sente à vontade pra me emprestar as suas lentes também. :)

    Aqui, nos encontraremos em palavras. E juntinho com as minhas, essa semana chegaram as palavras do Vini, na coluna Serotonina. Que tal nos encontrarmos por lá também? Double Date!

    E aí, vamos junt@s?

E como dizia o saudoso Tim:

"Eu e você, você eu, JUNTINHOS! Eu e você, você e eu!"

;D

Com sorriso, Lore.

https://ad.zanox.com/ppc/?45724251C58003696T
© 2019 Frutificando. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora